O papel da Fisioterapia na entorse do tornozelo

A entorse do tornozelo é um dos problemas mais comuns na região do pé e ocorre quando os ligamentos são estirados para além da sua capacidade elástica...

A entorse do tornozelo é um dos problemas mais comuns na região do pé e ocorre quando os ligamentos são estirados para além da sua capacidade elástica, na impossibilidade do sistema muscular e fascial manter a estabilidade articular. Pode acontecer tanto na prática de atividades físicas quanto no dia a dia.

O tornozelo é a área de ligação entre os ossos da perna (tíbia e fíbula) e o pé, uma região anatômica importante, especialmente para a marcha (caminhar).

Os sinais e sintomas das lesões ligamentares do tornozelo variam de acordo com a gravidade da lesão, os tecidos acometidos e a extensão de seu acometimento.

Após uma entorse de tornozelo, é indicado colocar compressas de gelo no local para reduzir a dor e o edema, bem como usar estabilizadores ou imobilizadores. Em seguida, é essencial que se faça uma visita a um médico ou a um fisioterapeuta para uma avaliação que deverá ser individualizada.

O tratamento irá depender da gravidade da lesão e cronicidade da mesma, da fase da lesão e da reação do corpo da pessoa. Para isso serão selecionadas técnicas da fisioterapia motora para uma recuperação adequada e rápida, dando capacidade para que o corpo consiga uma reparação dos tecidos lesionados, além de reabilitar possíveis compensações que possam gerar outros problemas à distância.

Agendar consulta
via WhatsApp

Para agendar uma consulta na Core ligue para 82 3025-6291 ou clique no botão abaixo e agende via whatsapp.

agendar

Acompanhe
nosso instagram

Siga e acompanhe nosso instagram para ficar antenado em primeira mão com nossas novidades e assuntos do mercado.

ver perfil